SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Anatel procura estratégias para impedir o comércio de celulares roubados e falsificados

Saiba tudo sobre a nova medida da Anatel!

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem estudado medidas novas para combater a pirataria e o comércio de celulares roubados. Uma das estratégias que serão adotadas será o bloqueio de aproximadamente 40 milhões de aparelhos até o final de 2017.

Cada aparelho possui um código de registro chamado IMEI (sigla inglesa para Identidade Internacional de Equipamento Móvel), o qual é exclusivo e reconhece cada dispositivo especificamente. A medida da Anatel visa atingir os aparelhos que não possuem certificação pelo órgão.

A Anatel espera que as operadoras de telefonia notifiquem os usuários sobre o bloqueio no dia 15 de setembro. Este aviso será feito via SMS e a suspensão do serviço no aparelho pode ocorrer em até 75 dias após a notificação.

Os aparelhos alvos do bloqueio são todos aqueles que utilizam chip e acessam a rede móvel das empresas de telefonia mas não possuem homologação do órgão brasileiro e não possuem número de IMEI válido. Este número fica registrado quando um aparelho utiliza a rede de uma operadora, e a homologação é uma certificação de que o dispositivo não vai interferir na radiofrequência de outros aparelhos eletrônicos. Os aparelhos homologados recebem um selo da Anatel, o qual pode ser encontrado nas embalagens ou nos próprios dispositivos.

Nenhum comentário :