SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Análises de Produtos - Xiaomi Redmi 4A

A Xiaomi ficou muito famosa em todo o mundo por lançar smartphones com boas especificações e preço bem abaixo dos concorrentes. O Redmi 4A é um exemplo disso por custar cerca de 300 reais e ter hardware que supera seus concorrentes que as vezes custam até o dobro. Pensando nisso trouxemos o Redmi 4A para ver se vale a pena ou não comprar um desses e você descobre isso agora na nossa análise completa. 

Veja também no nosso canal esta análise: 





Design


Bem-acabada é como podemos resumir a carcaça do Redmi 4A, mesmo sendo toda feita em plástico a Xiaomi deu uma atenção especial para ela e deixou o aparelho muito bonito. Além disso ele é bem sólido e tem uma boa pegada, mesmo utilizando com apenas uma mão você não terá problema para segurar ele pois ele é bem confortável. 



Bem compacto o Redmi 4A tem 70,4mm de largura, 139,9mm de altura, 8,5 milímetros de espessura e pesa só 132 gramas. Mesmo sendo um pouco mais grosso que a maioria dos smartphones isso é compensado pelo seu peso, o aparelho é bastante leve mas quando você ó tem nas mãos ele da sensação de estar segurando um smartphone resistente e que não vai quebrar fácil.

Na parte da frente do aparelho encontra-se alguns sensores, câmera frontal e o alto-falante para chamadas. Um pouco mais abaixo temos 3 teclas capacitivas que não são retro iluminadas, o que vai te atrapalhar bastante ao usar o smartphone a noite até você se acostumar com ele. Na parte traseira temos o flash led, câmera principal, e mais em baixo o logo da Xiaomi e o alto-falante.



 Já na parte de cima temos a entrada de 3,5mm para fones de ouvido, microfone para compressão de ruídos durante as gravações com a câmera e um sensor Infravermelho que é muito bem-vindo em qualquer aparelho e que ajuda bastante quem tem muitos eletrônicos em casa. Boa escolha da Xiaomi em colocar este sensor no Redmi 4A. 



E na parte debaixo ficam praticamente solitário a entrada micro-usb para carregamento e transferência de dados junto com o microfone para chamadas. Do lado direito do aparelho se encontra os botões de volume e de power, e do lado esquerdo a gaveta para chip SIM híbrida. Então isso significa que você terá que escolher entre mais uma linha telefônica ou mais memória. 


 Display e Multimídia 

Com 5 polegadas de tela e resolução HD (1280x720) temos um display IPS de excelente qualidade em mãos que gera cerca de 294ppi. A tela surpreendeu bastante durante o nosso uso pois tem um bom contraste das cores e os representa muito bem. Confesso que ao tirar ele da caixa imaginava ter um display de péssima qualidade, mas a Xiaomi fez um excelente trabalho na tela deste aparelho que com certeza é um dos pontos fortes dele. Se você gosta de assistir muito vídeos e séries vai gostar bastante do Redmi 4A. 


O auto-falante do Redmi 4A é vergonhoso, a posição onde ele fica localizado é muito boa pois ela não é facilmente abafada pelas mãos, porém os sons que saem dali não tem nenhuma fidelidade com o áudio original e ela serve apenas para quebrar um galho. E para piorar ele não vem com fones de ouvido incluso na caixa então você terá que gastar um dinheirinho a mais para comprar um. 

Hardware e Desempenho 

Dentro do Redmi 4A temos um processador Snapdragon 425 quad-core de 1,4Ghz, juntamente com 2GB de RAM, GPU Adreno 308 e 16GB de armazenamento interno que podem ser expandidos via micro-sd. Temos aqui um hardware competente que consegue rodar o sistema e as aplicações de forma bem fluída. Até jogos pesados conseguimos rodar neste aparelho sem nenhum lag ou travamento que impossibilitasse a gameplay. Mas vale reforçar que ele não é um aparelho para jogos. 


 
Durante os nossos testes abrimos diversas aplicações e mesmo assim o Redmi4A conseguiu lidar com o estresse sem travar e mostrou que é um ótimo aparelho para se utilizar no dia-a-dia, então se você gosta de navegar na internet, usar redes sociais, jogar casualmente e ver vídeos não vai ter nenhum problema com este smartphone.
   

Conectividade 

O Redmi 4A conta com WiFi b/g/n, 4G compatível no Brasil, Bluetooth 4.1, GPS GLONASS, Sensor infravermelho, e os sensores de proximidade, luminosidade, bússola, acelerômetro e giroscópio. É um aparelho bem completo neste quesito para sua categoria. 

Câmeras

Outra coisa que nos surpreendeu positivamente no Redmi 4A foram suas câmeras. Com 13MP e abertura f/2.2 na câmera traseira que filma em até 1080p a 30fps e 5MP na frontal que filma em até 720p a 30fps temos duas câmeras bem acima da média se consideramos o seu preço. Durante o dia você conseguirá tirar fotos boa com elas, já a noite a qualidade cai consideravelmente, mas com sorte você conseguirá tirar boas fotos. O software de pós processamento trabalha bem e ajuda muito no resultado final das imagens sem pesar nos efeitos na hora dos ajustes.  


Além disso o aplicativo de câmera deste dispositivo possui estabilização digital, modo HDR para melhorar a qualidade das suas fotos. Ele ainda conta com um modo manual que lhe permite ajustar o ISO e o brilho na hora de fotografar, ele também tem diversos filtros ao estilo instagram entre outros recursos que podem ser vem aproveitados pelo usuário na hora de tirar fotos. 

Bateria

A Xiaomi colocou uma bateria fixa de 3120mAh no Redmi 4A, mas não apenas isso, a Xiaomi também se preocupou em implementar um gerenciamento de energia extremamente eficiente. O Redmi 4A tem o melhor gerenciamento de bateria entre os smartphones que já passaram por aqui e com uma bateria generosa e um eficiente software que administra ela o Redmi 4A durante o uso diário conseguiu ficar mais de um dia de uso sem precisar ser recarregado.


Vale lembrar que no teste de uso em que o aparelho conseguiu ficar pouco mais de um dia sem precisar carregar o Wi-Fi e 4G estiveram ligados praticamente o tempo todo e a reprodução de vídeos, uso de aplicativo de redes sociais e algumas jogatinas rápidas também fizeram parte do teste.

Já no teste de reprodução contínua de vídeos com Wi-Fi ligado, brilho da tela no máximo e volume também no máximo ele descarregou cerca de 16% por hora. Um número bem mediano, mas que não reflete no uso diário de um usuário.

Software

A MIUI é sempre muito elogiada por vários sites e aqui não iremos fazer diferente. O software é muito leve, bonito e consegue rodar tudo com muita fluidez mesmo em um aparelho com hardware modesto como é o caso do Redmi 4A. Ela conta com diversos recursos como o modo de uma mão, gerenciador de memória, gerenciador de bateria entre outras dezenas de atalhos e funções que aumentam a usabilidade do aparelho e facilitam muito o seu dia-a-dia.


O sistema deixa quase 1GB livre de memória RAM, o que é raro em aparelhos com 2GB de RAM e isso com certeza faz total diferença na hora de abrir apps e jogos pesados, pois o Redmi 4A consegue lidar tranquilamente com eles.

As customizações também são um ponto forte da MIUI, ela tem uma loja de temas onde você pode aplicar diversos temas para mudar a cara do seu smartphone quando quiser, a parte boa disso é que a grande maioria é grátis e com milhares de temas para se escolher. 

Preço e Disponibilidade 

O Redmi 4A está a venda na Gear Best, que foi a loja que nos enviou este para fazermos o review, e está custando cerca de 104 dólares o que vai dar mais ou menos 320 reais sem contar os impostos brasileiro. Este aparelho sairá no final das contas por menos de 600 reais que é um preço super convidativo se comparado aos intermediários a venda no Brasil que custam no mínimo 800 reais. 

Consideração Finais


Se você está querendo um aparelho intermediário e não pode gastar muito o Redmi 4A é uma excelente compra por tudo que ele oferece. É um aparelho que entrega até bem mais do que outros concorrente e quesitos com câmera, bateria, software e desempenho. O preço também é bastante justo e coloca o Redmi 4A como um dos melhores aparelhos para se importar que custam menos de 400 reais. 

Compre seu Redmi 4A clicando aqui



Nenhum comentário :