SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

MIUI, conheça a interface da Xiaomi!

Se você tem vontade de saber mais sobre os aparelhos da Xiaomi, leia este artigo!

A Xiaomi pra quem não conhece é uma empresa chinesa e é uma das maiores fabricantes de smartphones no mundo, ocupando a terceira posição entre as que mais fabricam smartphones perdendo apenas para a Samsung e a Apple.

O sucesso da Xiaomi é uma receita simples e já conhecida por milhares de pessoas em todo o mundo, oferecer produtos com um custo baixo e benefício alto para os consumidores e fãs da marca que é sem dúvidas uma das marcas da empresa.

A interface
 

A MIUI divide opiniões, há quem goste e há que não goste, pois parte dos consumidores preferem ver o Android puro, aquele desenvolvido pelo pelo Google e que está presente na linha Pixel e Nexus, mas será que o Android puro é realmente uma vantagem? 

Se você curte modificações a MIUI vai ser um prato cheio para você, pois com ela você pode a qualquer momento baixar e aplicar temas, alterar animações de transições, wallpapers, e adicionar widgets próprios da interface. 




Sem dúvidas a MIUI é de encher os olhos e é uma das mais bonitas e bem feitas modificações do Android existentes no mercado de smartphones. 


Desempenho e usabilidade

A MIUI é um software bem amadurecido e bem desenvolvido. sem apresentar bugs ou travamentos, ela roda tranquilamente até mesmo em aparelhos intermediários da empresa que são extremamente fluídos e que funcionam corretamente com as modificações pesadas da Xiaomi, algo que não acontece na TouchWiz da Samsung por exemplo.



 A transição entre aplicativos, navegação na web, execução de apps e jogos é bem suave na MIUI, mas lembrando que aparelhos com hardware mais modestos irão sofrer sim como qualquer Android sofreria com processadores mais simples e GPU básica, o que é perfeitamente normal! 

 

Consumo de energia 

Se tem uma coisa que a MIUI faz como nenhuma outra interface faz é gerenciamento de energia. A interface congela diversos apps que rodam em segundo plano que são inúteis, e dá a você total acesso a um painel para monitorar o consumo de energia e mostra os aplicativos que mais consomem bateria e internet. 




Falando da duração o aparelho utilizado com a MIUI 8, que foi o Redmi 4A consegue ficar mais de um dia sem precisar carregar a bateria com um pé nas costas! Uma marca excepcional para um smartphone intermediário e que geralmente aparelhos desta categoria tendem a terem problemas com bateria, mas que felizmente nos aparelhos da Xiaomi não sofrem com isso.
  
Espaço e armazenamento
 

A interface deixa para o usuário cerca de 10.5GB disponível para instalação de aplicativos, jogos, armazenamentos de fotos, vídeos, músicas, documentos e outros tipos de arquivos. Uma boa marca já que a maioria das interfaces deixam cerca de 9GB livre para o usuário. 




Além disso a MIUI tem um sistema de limpeza inteligente que consegue identificar os dados cache criados pelos aplicativo e com apenas um toque você faz uma limpeza completa no seu smartphone, assim livrando ele de todo o lixo acumulado pela utilização de internet em certos aplicativo como Facebook, YouTube e Instagram. 
  
Recursos Extras


Se tem uma coisa que a MIUI tem são os recursos extras, eles estão por todas as partes da interface e aumentam bastante a usabilidade e a praticidade dos seu smartphone, já que você não irá precisar baixar aplicativos de terceiros para ter determinados recursos. 


Gosta do Planet Droid Brasil? Baixe este aplicativo e nos ajude a manter o site no ar! 

Um desses recursos já disponíveis na MIUI, é o Bloqueio de Apps. Com ele você pode selecionar quantos apps você quer proteger com um padrão ou senha para que só você tenha acesso a eles, assim protegendo a sua privacidade. 





Outra coisa muito boa que a MIUI tem é o aplicativo Segurança. Com ele você pode gerenciar todo o seu aparelho, saber quanto de espaço ele está utilizando, identificar e limpar dados cache, ver o consumo de bateria, gerenciar permissões de apps e também bloquear números e contatos que você queira. 


Há também na MIUI um aplicativo de calculadora que permite a você fazer uma grande variedade de cálculos, e com certeza isso vai te ajudar bastante caso você esteja em uma faculdade ou escola. Um dos destaques do app de calculadora é um conversor de moeda que possibilita a conversão de todas as moedas para o real ou para a moeda que você desejar. 



Disponível para todos

Assim como a CyanogenMod (ou Lineage OS), a MIUI pode ser instalada em aparelhos que não sejam da Xiaomi. Moto G (1°, 2°, 3° e 4° geração) possuem versões da MIUI que podem ser utilizadas neles. A linha S da Samsung também não fica de fora e tem a ROM disponível para download. 





Diversas outras marcas como LG, Sony, ZTE, OnePlus são exemplos que tem smartphones com suporte a MIUI e que podem ser instalado manualmente pelo próprio usuário pelo recovery do smartphone. 


Conclusão final





Vale a pena instalar a MIUI no meu aparelho? Se você tiver ela disponível para o seu aparelho a resposta é SIM! A interface tem vários atrativos para o usuário, além de vantagens como mais poder de customização, bom desempenho, e usabilidade acima da média. 
Se você curte custom ROM, mudar a cara do seu smartphone faça um teste com a MIUI e se impressione assim como eu com este software que é um verdadeiro "salva" smartphones! 

Nenhum comentário :