SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

E agora Snapchat?


Snapchat tem seu reinado ameaçado pelo Facebook; entenda

 
Desde o ano passado quando Mark Zuckerberg tentou comprar o Snapchat, ele buscou seu próprios meios de entrar no ramo de compartilhamento de fotos que expiram depois de algum tempo que foram postadas, adicionando em seus aplicativos já existentes como o Instagram e agora o WhatsApp.

O crescimento do Instastories 

O Snapchat foi lançado em 2011 mas só em 2016 o aplicativo conseguiu chegar a 150 milhões de usuários ativos todos os dias enquanto o Instastories conseguiu chegar a essa mesma marca em cerca de 6 meses. Na prática o Instagram conseguiu fazer em 6 meses o que o Snap levou 5 anos para fazer, um número bastante alarmante e preocupante para o Snapchat. 

A Snap, empresa dona do Snapchat, ainda não se pronunciou sobre o caso mas eles com certeza sentiram isso já que o Facebook conseguiu afetar o Snapchat fazendo com que ele perca usuários ativos pois milhões de pessoas migraram para o Instastories pois é bem mais fácil ter tudo em um único aplicativo. 

 Para se ter uma ideia melhor do que falo, o Snapchat registrou cerca de 40% de queda de visualizações únicas por publicação desde agosto época em que o Instastories estreou no Instagram.

 Fatores que influenciaram a perca de usuários

Facilidade - O primeiro motivo mais óbvio é sem dúvidas a facilidade que o Instastories oferece para o usuário que é poder utilizar o modo história e o compartilhamento de fotos e videos com seus amigos por um único lugar sem precisar ter que trocar de aplicativo, já que basicamente o Instastories faz a mesma coisa que o Snapchat só que com menos recursos, mas que a cada atualização vem trazendo mais novidades para a funcionalidade.

Influenciadores - Outro fator que está prejudicando e muito o Snapchat são os grandes influenciadores digitais como o Whindersson Nunes que migraram de vez para o Stories, como ele próprio diz em entrevista ao G1, pois segundo ele é mais fácil fazer tudo por um único aplicativo do que fazer em dois.



O G1 também procurou a agência responsável pela Kéfera e Christian Figueiredo que também confirmaram a migração pelo fato de o Stories ter mais "engajamento" do que o Snapchat. Somando esses três Youtubers, temos cerca de 35 milhões de seguidores e podem ter certeza que eles arrastam muita gente para suas redes sociais, seja ela qual for! 

Por que estão abandonando o Snapchat?!

Se mesmo depois de tudo isso que falei acima você ainda não entendeu vou explicar de uma forma mais fácil de entendimento. Na prática o Instagram é mais rentável tanto para o Facebook, quanto para artistas, empresas, figuras públicas e qualquer coisa que dependa de criação de conteúdo digital ou para empresas que querem divulgar seus produtos ou serviços.
 

Sem contar que o Instagram é bem mais popular pois ele possui mais de 1 bilhão de usuários e mesmo que você não queira usar o modo história do Instagram ele sempre vai estar lá, e alguma hora você vai acabar clicando para ver as stories que outras pessoas compartilham, enquanto que no Snapchat você precisa de um aplicativo exclusivo para ter esse tipo de entretenimento.
 

Destino do Snapchat

Se o Snapchat não tomar medidas o quanto antes ele poderá de existir como o Orkut que tinha uma base de usuários muito maior que o Snap mas que foi extinto pelo Facebook, um verdadeiro aniquilador de redes sociais adversárias.


 

Essas coisas só acontecem quando há estagnação, ou seja, quando não há evolução e melhora que mantém as redes sociais na mesmice,  e na internet é assim ou você oferece o melhor para as pessoas ou outra empresa faz isso por você e toma seu espaço mesmo que algo já seja bastante popular.


 
 




Nenhum comentário :