SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Você Sabia?: Busybox

Saiba mais sobre o Busybox aqui no PDBR!

O Busybox é uma das ferramentas mais interessantes do Android. Muito utilizada, permite diversas novas funcionalidades aos usuários, sendo, inclusive, caracterizada como o canivete suíço do Android (ou do Linux incorporado ao Android, melhor dizendo). Mas você sabe para que serve o Busybox?

O binário do Busybox é um compilado de muitas utilidades do sistema Unix, vários comandos não inclusos no kernel do Android (o coração do sistema) e que podem ser muito convenientes para usuários mais avançados no sistema. Ou seja, é uma caixa de ferramentas como o próprio nome sugere.

Uma "caixa de ferramentas" já vem integrada no sistema, mas de uma forma bem mais simplificada em relação ao Busybox: a Toolbox, que, por sua vez, é um compilado de arquivos necessários ao funcionamento das mais diversas partes do Android, rodando apps, binários, comandos etc. Entretanto, é bastante simples de se notar que o Busybox é requisito mínimo para a utilização de muitos apps que envolvem root – o que nos mostra quão poderosa e necessária é essa ferramenta. 

Possibilitando a interpretação de comandos conhecidos como o chmod, lspci, vi, ip, entre outros que completam os binários que faltam no sistema do robozinho verde, pode ser bastante interessante na realização de tarefas mais complexas que exigem certo grau de maturidade do usuário no sistema ou apenas permitir que sejam realizadas por apps específicos.

Para facilitar a instalação do Busybox, foi criado um app instalador – este gratuito na Play Store e bastante intuitivo. Faça download do app Busybox Installer e instale o binário clicando no botão Install (requer root ou bootloader desbloqueado).

Viu como é simples? O que você achou? Deixe nos comentários!

Nenhum comentário :