SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Você Sabia?: Nandroid Backup

Saiba mais sobre essa função indispensável do Android!

Fala, galera do PDBR! Continuando a saga Você Sabia?, o post da vez é sobre os Nandroid Backups, o que apostamos que todos já ouviram falar, mas não sabem do que se trata. Quando nos aventuramos a fazer modificações em nossos aparelhos, como a instalação de módulos do Xposed, Custom ROMs, rooting, entre outros, estamos sujeitos a nos deparar com erros e falhas nos procedimentos, os quais podem ser bastante prejudiciais e inconvenientes.

É aí que entra o Nandroid Backup: uma junção das palavras NAND Flash Memory e Android, ou seja, o backup faz uma cópia idêntica à ROM instalada no aparelho com todos os dados salvos, como:
  • Sistema operacional (Stock ou Custom ROM);
  • Apps de fábrica e posteriormente instalados;
  • Contas, perfis e senhas;
  • Configurações de sistema;
  • Mídia e arquivos genéricos que estejam salvos no Armazenamento Interno.
É bastante interessante ter esse tipo de backup na retaguarda caso você não tenha gostado de alguma Custom ROM, ou tenha sofrido com falhas na instalação ou no processo de rooting e caso a exclusão de apps nativos tenha comprometido o funcionamento normal do aparelho. Vale lembrar que dependendo do smartphone e da quantidade de arquivos na memória, o tamanho final do backup pode variar, atingindo alguns gigabytes.

Fazendo um backup via ClockworkMod/Reprodução/Droid Thunder
Para fazer um backup via Custom Recovery: 
  1. CWM: selecione a opção Backup and Restore, clique em Backup e aguarde até a conclusão do procedimento. Para efetuar a restauração, faça todos os wipes (/data, /cache e Dalvik Cache).
  2. TWRP: selecione a opção Backup, marque as partições as quais deseja salvar (mantenha as configurações padrão caso não saiba o que está fazendo) e aguarde até a conclusão do procedimento. Para efetuar a restauração, faça todos os wipes (/data, /cache e Dalvik Cache).
Além desse método, há também o app Online Nandroid Backup (root e busybox necessários), que pode fazer o mesmo serviço sem a necessidade de uma Custom Recovery instalada.



Esperamos que tenham gostado, até a próxima!

Nenhum comentário :