SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Quais os tipos de smartphones e quais as diferenças?


Na hora de comprar um smartphone sempre buscamos primeiramente pelo preço. Mas você sabe exatamente o por que das diferenças de preços e que os smartphones são divididos em "classes"?
Aprenda mais sobre isso aqui no Planet Droid Brasil!



Hoje em dia nos temos uma grande variedade de smartphones para escolher na hora da compra. Mas o que causa diferença de preços? O tamanho das telas ou seria quantidade de núcleos do processador? Eu vou explicar melhor isso para vocês.
Os smartphones são divididos atualmente em 4 categorias:
* Entrada
* Intermediários
* Intermediários Avançados
* Top de Linha 


Vamos a definição de cada um com exemplos. 

Entrada 

Smartphones de entrada são geralmente de telas inferiores a 4 polegadas com resolução baixa e ausência de proteção para a tela (Gorila Glass ou Dragontrail). Trazem um processador simples geralmente composto por 4 ou 2 núcleos que podem ter frequências variadas de 1.0Ghz a 1.4Ghz. O armazenamento interno pode chegar a no máximo 8GB com possibilidade de expansão via cartão micro SD. Geralmente esses aparelhos não recebem upgrades de sistema e ficam presos a versão em que são lançados. No quesito câmera essa não é a categoria de smartphones para quem curte fotos, em alguns casos como o J1 Mini trazem uma câmera com flash e com uma qualidade superior se comparada aos outros smartphones de entrada. Na maioria dos casos nem flash eles possuem!

A memória RAM é de no máximo 1GB. Porém esse mercado está praticamente extinto e poucas empresas tem apostado nela devido aos consumidores terem ficado mais exigentes. Apenas a Samsung e a LG que ainda apostam nessa categoria do mercado de smartphones.


Galaxy J1 Mini é o exemplo mais recente de um smartphone de entrada.




Intermediários 
Os smartphones intermediários já são um pouco melhores que os de entrada. Trazem um processador com maior capacidade de processamento como o Snapdragon 400 ou 410, memória RAM varia de 1GB a 2GB em alguns casos. As câmeras desses smartphones permitiram que você tire boas fotos desde que se tenha boas condições de iluminação. O armazenamento interno nunca passa de 16GB e nem sempre é possível expandir via cartão micro SD.  
A tela tem uma resolução maior chegando até a uma resolução HD (1280 x 720) e podem ter alguma proteção contra riscos e pequenos impactos. 
Esse é o mercado mais disputado pelas empresas pois é a categoria mais procurada pelas pessoas. 


O RedMi 2 Pro da Xiaomi é um ótimo exemplo de smartphone intermediário.




Intermediários Avançados 

A categoria mais recente é essa, os Intermediários Avançados. Um mercado para aquelas pessoas que querem algo mais que um intermediário mas não podem ter um top de linha. Algumas características dessa categoria é um design premium sendo comparável aos tops de linha e construção feita em metal e em alguns casos há vidro no corpo do aparelho. Com um processamento podendo ter o dobro de processamento em relação aos intermediários.
Esses smartphones tem hardware mais robusto começando com um processador Snapdragon 615, 616 ou um MediaTek MT6592M por exemplo. A memória RAM pode ser de 1,5GB ou 2GB.  As telas sempre trarão uma proteção especial para garantir uma maior resistência e durabilidade do aparelho.
Eles também trazem uma câmera de alta qualidade tendo pouca diferença dos tops de linha. Além disso eles também podem ter recursos extra como leitor biométrico e proteção IP67 ou IP68 contra queda, água e poeira.

Galaxy A7 2016 é referência quando falamos em smartphones Intermediários Avançados.




Tops de Linha 
Agora a categoria mais desejada e almejada por todas as pessoas, os Tops de Linha! Eles trazem tudo de melhor em todos os aspectos: processador, câmeras, tela, armazenamento e funções extra.
O poder do hardware deles não tem uma "definição" como as categorias anteriores já que as empresas buscam sempre ter o melhor smartphones dessa categoria pois eles são os carro chefe da linha de smartphones de cada uma delas.
A característica principal deles é recursos extra como por exemplo, leitor biométrico, resistência a água e poeira, design premium e outras funções legais como medidor de batimento cardíaco e de estresse que são exclusividade (esses 2 últimos recursos) da linha Galaxy S desde a 5° geração dela. 

O LG G5 é destaque por ter 2 câmeras traseiras para capturar melhor as fotos.














Nenhum comentário :