SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Linha De comandos No Android Com o Terminal Emulator

Como todos sabemos o Android é um sistema operacional baseado no GNU/Linux e claro, herdou também alguns benefícios deste magnífico sistema open source. Um destes benefícios é a possibilidade de utilizarmos as linhas de comando do terminal em nosso próprio Android. Tudo isto fica possível através do aplicativo Android Terminal Emulator.

Sem muita enrolação, o aplicativo Android Terminal Emulator nada mais é do que o próprio "[highlights color="blue"]Terminal[/highlights]" sendo utilizado nos dispositivos Android e pronto! Recomendamos este app para usuários que já têm uma certa familiaridade e conhecem bem o sistema Linux e todo o seu ecossistema. -estrutura de pastas, arquivos e principalmente comandos. Deste modo teremos melhores condições para utilizarmos a linha de comando no Android para fazer quase tudo no sistema, como se estivessemos em um PC Linux comum.  (Inclusive fazer estragos com rm -rf /, rm -rf ., rm -rf * ou rm -r .[^.]*) – então tenha muito cuidado!

Para usufruirmos melhor do aplicativo em nosso Android, nos recomendamos que seu smartpone ou tablet tenha (Root+Busybox) assim teremos maiores possibilidades na linha de comando. ex. su e etc.



Este aplicativo é simplesmente fantástico, podemos alterar as cores das fontes da linha de comando ou realizar comandos especiais através das teclas de volume. Disponível gratuitamente no Google Play, o Android Terminal Emulator é o aplicativo perfeito para quem adora o terminal do linux e deseja realizar suas tarefas via linha de comando no Android.

Download:Terminal Emulador

Atençao:tenha muito cuidado!Essas Linhas Pode Formata Seu 
Android.

O comando ls no terminal do Android

Este é provavelmente o comando mais usado para quem deseja navegar pelo sistema de arquivos e explorar os vários diretórios (pastas) do dispositivo.
Ao tentar executar o comando ls no diretório /sbin (e em outros, que sejam protegidos) de um telefone não rooteado, você vai obter uma mensagem de erro, informando que você não tem permissão para ler o conteúdo daquele diretório:

ls /sbin
opendir failed. Permission denied
O comando ls sozinho, irá revelar o conteúdo do diretório atual. Experimente.
O comando pwd (print working directory), mostra o caminho completo do diretório em que você se encontra.
É um comando útil para evitar fazer o que não deve no lugar errado:

cd
pwd
/data/data/jackpal.androidterm/app_HOME
...
Para ver conteúdo de diretórios protegidos, como o /sbin, você precisa “invocar os poderes do root”, ou seja, adquirir privilégios administrativos em relação ao seu sistema.
Para se tornar superusuário, use o comando su.
Só para lembrar, o comando su só pode ser invocado em aparelhos rooteados.
Note que, ao se tornar superusuário, o shell prompt muda de ‘$’ para ‘#’, para indicar que você está acessando o aparelho como root (e pode causar danos ao sistema, se não for cuidadoso).
Para sair do modo de superusuário ou do terminal, use o comando exit

Para obter informações específicas sobre o cartão de memória externo, basta citá-lo na linha de comando:

df /storage/extSdCard
Filesystem             Size   Used   Free   Blksize
/storage/extSdCard    14.8G   115M  14.7G   32768

O comando bootanimation pode trazer um resultado interessante (mas você possivelmente irá ter que dar um reset no aparelho, para sair deste aplicativo).
Para obter informações sobre processos em execução, use o comando ps.
Se achar que a lista é muito grande (provavelmente é), pode restringir a exibição aos processos em execução (running processes):

Fonte:elias.Praciano.com

Nenhum comentário :