SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Você Sabia? #1 - Leitor Biométrico



Fala galera aqui é o Ítalo e a partir de hoje estarei fazendo várias postagens de curiosidades do Android, a série Você Sabia? !
Espero que vocês curtam bastante e descubram coisas novas  e o primeiro tema é sobre leitor biométricos em smartphones.


O leitor biométrico é algo realmente que nos proporciona uma sensação de segurança maior pois nós sabemos que apenas o dono do smartphone irá conseguir desbloqueá-lo e também é um recurso bem interessante e que da uma cara "futurista" ao smartphone e se torna bem legal no dia-a-dia.
A popularização dos leitores biométricos ocorreu em 2013 onde a população mundial teve mais informação e contato sobre o tal recurso com o lançamento do novo topo de linha da Apple o Iphone 5S.


Bastava apenas cadastrar a impressão e depois para desbloquear o Iphone tocar com o dedo sobre o botão central e ele já reconhecia! Realmente fantástico era uma verdade revolução no mundo dos smartphones e os olhos do mundo se virou para o Iphone 5S!
Para não ficar para trás, a Samsung 8 meses depois lançou seu novo topo de linha, o Galaxy S5 com leitor biométrico. O sistema de identificação era diferente você tinha que deslizar da tela ao botão home para que reconhecesse a digital.


Mas o leitor biométrico da Samsung apresentava algumas falhas de identificação tendo que as vezes repetir várias vez o processo para que ele fizesse a leitura correta da impressão digital e tornando isso bem desagradável.
E então isso virou mais um motivo para a Samsung virar piada na internet onde pessoas falavam que a "Samsung copia a Apple novamente" ou "Samsung mais uma vez entregando aparelhos com defeitos".
Mas na verdade a culpa não é da Samsung, aliás a culpa não é de ninguém. O negócio é que o sistema Android da época o Kit Kat, não tinha suporte para leitor biométrico!
Ou seja o leitor era meio que uma "gambiarra" mas funcional. O leitor biométrico no Android só será adicionado a partir da versão 6.0 Marshmallow que nem foi lançado oficialmente!
Você já deve ta pensando "Galaxy S6 também tem o mesmo problema" negativo! A Samsung conseguiu fazer uma melhora significativa na família S6 onde agora basta encostar o dedo no leitor para que ele reconheça tornando ele mais prático!
 

Mas outra empresa já tinha lançado antes da Samsung um smartphone com Android e leitor biométrico: a HTC, um mês depois do lançamento do Iphone 5S a HTC lançou o HTC One Max uma versão premium do seu topo de linha o HTC One, e o HTC Max contava com leitor biométrico na parte traseira embaixo da câmera.


Você já deve ta pensando "Apple sempre na frente e as empresas que utilizam Android estão sempre a copiando"
Você está errado meu caro amigo leitor! O primeiro smartphone do mundo que veio com leitor biométrico foi o Motorola Atrix MB860!


No ano de 2011(ISSO MESMO VOCÊ NÃO LEU ERRADO 2011!) a Motorola lançou o seu topo de linha, o Atrix que trazia diversas funções entre elas o leitor biométrico que se localizava na parte superior do aparelho e que funcionava incrivelmente bem!
Mesmo no ano de 2011 e com o sistema Android 2.2 Froyo o leitor do Atrix se saía melhor que o do S5 de 2014!


Ao lançar o Iphone 5S a Motorola deu uma "cutucada" na Apple com a seguinte twitada 

A mensagem diz, “Lembra daquela época em que você estava empolgado para dar as suas digitais? Nós também não”. Ela fazia referência a função que não é tão útil aos smartphones e que era apenas um recurso adicional para aumentar os custos de produção, tanto que nunca mais se teve leitor biométrico em smarts da Motrola. 

Então gente esse foi o primeiro post da série Você Sabia?.  Espero que tenham gostado dela e em breve mais curiosidade para você se informar melhor de tudo que rola no mundo dos smartphones,
Nos ajudem! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook.
E clique aqui aqui e siga nosso perfil no Twitter!
Valeu e até o próximo post.

Nenhum comentário :