SlideShow

[Tutoriais][slideshow]

Dez emojis que você ‘entendeu errado’ e usou com outro significado; veja


Usar emojis é uma ótima forma de demonstrar o que você está pensando ou sentindo, sem precisar usar nenhuma palavra para isso. Porém, como muitos dos ícones são ambíguos, é comum usuários interpretarem as imagens de diferentes formas.  A confusão pode ser pior ainda tendo em vista que os emojis para iOSAndroid e Windows Phone não são iguais. Confira os verdadeiros significados.


A Unicode, organização responsável por estabelecer padrões de linguagem na Internet, criou um documento (ver em PDF) com recomendações para as fabricantes a respeito de algumas divergências que aparecem nas versões atuais das imagens, explicitando os verdadeiros sentidos das figuras nas plataformas móveis. Este arquivo poderá ajudar a padronizar os ícones em versões futuras. O sistema leva em consideração os emojis Android como aqueles usados em serviços Google como o Hangouts.

1) Emoji envergonhado

Emoji envergonhado é usado como assustado e até conformado (Foto: Reprodução/Unicode)
A ideia deste emoji era simplesmente indicar uma carinha envergonhada. Porém, a criatividade dos usuários e a interpretação ambígua das imagens fez com que ele ganhasse diferentes sentidos. Muitos usuários do iOS costumam usar o emoji para representar alguém assustado, já alguns do Android o usam para indicar um bonequinho conformado. E por último, os do Windows ainda usam uma terceira interpretação na qual o emoji representa um usuário alegre, sentindo-se sortudo, com olhos acanhados.
2) Emoji comemorando
Este emoji não está zangado, ele está comemorando (Foto: Reprodução/Unicode)

É difícil acreditar, mas segundo a Unicode este emoji está comemorando alguma vitória. A imagem parece tudo, menos um triunfo. Dessa forma, a figura foi interpretada pelos usuários como um bonequinho muito irritado, como se estivesse 'bufando'.
3) Emoji das coelhinhas

Emoji das coelhinhas não deveria ter conotação sexual (Foto: Reprodução/Unicode)

Outro emoji mencionado no documento é o das meninas com orelhas de coelho. Enquanto no iOS o desenho, após uma atualização da Apple em abril, causou polêmica ao ficar parecido com as icônicas coelhinhas da Playboy, nas outras plataformas a conotação é menos sexual. A recomendação da Unicode é que o emoji tenha orelhas menores para voltar a representar a ideia de “festa”.

4) Emoji sofrendo

O emoji deveria representar alguém que está se esforçando muito (Foto: Reprodução/Unicode)

Este é mais um caso de ambiguidade entre os emojis. Como eles são diferentes nos sistemas iOS, Android e Windows Phone, as carinhas foram interpretadas com significados distintos. Para os usuários do iOS, esta é uma carinha feliz, com um sorriso de um canto a outro da boca. Já para quem usa Android e Windows, o emoji representa um bonequinho irritado. Mas a novidade é que nenhum deles estavam certos. Segundo os criadores, o emoji deveria representar alguém fazendo careta, como se estivesse se esforçando muito – o que indica determinação ou dor.
5) Emoji carrancudo
O emoji mal encarado também apresenta divergências nas plataformas (Foto: Reprodução/Unicode)
Este emoji deveria representar uma pessoa sisuda, mal encarada. No entanto, devido aos seus diferentes desenhos, ele é interpretado de diferentes maneiras. Para muitos usuários de iOS, esta carinha representa alguém surpreso, em estado de choque. Já a do Android aparenta uma pessoa triste, deixando para o Windows talvez a melhor interpretação do real significado da figura.6) Emoji cansado
O emoji do gatinho na verdade está cansado (Foto: Reprodução/Unicode)
Era para ser um bonequinho cansado e bocejando, mas, com a criatividade dos usuários, ele se tornou a representação de espanto. Os usuários interpretaram a figura como um bonequinho boquiaberto, mas na verdade ele estava apenas exausto.7) Marcador de livro
Esta figura representa um marcador de livro e não uma etiqueta (Foto: Reprodução/Unicode)

Parecia uma etiqueta, dessas que encontramos nos produtos para determinar os preços. Mas não era. De acordo com a Unicode, este emoji é apenas um marcador de livros e quase ninguém usa. 

8) Emoji aliviado
Este emoji representa alívio (Foto: Reprodução/Unicode)
Alívio é a expressão que representa o emoji, segundo os próprios criadores. Porém, para a Unicode, muitos usuários acham que o bonequinho está dormindo e usam para demonstrar alguém com sono.9) “High five”
High Five ou Reza? (Foto: Reprodução/Unicode)
Entre os exemplos mais polêmicos, o emoji de mãos juntas se destaca. Muitas vezes ele é interpretado como ‘high-five’, mas na verdade a organização explica que seu sentido original é de agradecimento ou oração, como fica explícito nas versões para Android e Windows. Já na versão para iOS, a figura pode confundir e deixa margem para outras interpretações.10) Emoji com os braços cruzados
Emoji representa um acordo recusado, significa "nada feito" (Foto: Reprodução/Unicode)

O emoji de braços cruzados talvez seja um dos mais confusos. Muitos se perguntam o que a figura estaria representando e está aqui a resposta: nada feito. O emoji representa um acordo recusado, diferente do boneco irritado que muitos acreditaram ser.  


Fonte: Tech Tudo


Nenhum comentário :